A 19 de Dezembro de 1995, a Arfai abriu portas. Passaram 23 anos desde então: mais de duas décadas de muitos projetos, desafios, altos e baixos, 23 anos de muitas historias e sobretudo de muitas pessoas. Fazendo uma retrospetiva, as pessoas por detrás da Arfai são o que deixa a empresa mais orgulhosa do seu passado já que muitos dos que aqui trabalham hoje, estão cá desde o primeiro dia. Dos 20 funcionários que constituíram a equipa de fundação, quase metade está ainda na Arfai. Atualmente com cerca de 80 funcionários, a média de permanência na empresa é de 10 anos, o que demonstra uma baixa taxa de rotatividade, que não é fruto do acaso. Para a gerente da Arfai, Carla Moreira, esta realidade deve-se ao facto da Arfai valorizar e acarinhar os seus trabalhadores: (saiba mais sobre a politica social da Arfai)
“Reconhecimento, valorização, sentido de pertença. Estes fatores são chave. Uma pessoa que se sinta parte do todo é certamente mais dedicada, mais feliz e a probabilidade de se manter maior”, explica.
UMA EQUIPA EXPERIENTE E NÃO ESTAGNADA
Como é que a Arfai assegura que este cenário de estabilidade não é sinonimo de estagnação? Como é que a empresa continua a evoluir e a inovar? Primeiro, aquele que é o “core business” da empresa que não é, em si, compatível com o estar out. “Esta não é a indústria da moda, mas a verdade é que operamos numa indústria também ela muito acelerada, fornecendo players chave do retalho em todo o mundo, o que nos obriga a crescer e inovar numa base contínua, para a seguir tendências a uma escala global”.
Investir em áreas qualificadas que reforçam aquelas que são as soft skills da empresa, como o design, o marketing e mesmo a área comercial é outra estratégia. Estas soft-skills como são chamadas, obrigam a empresa a inovar e experimentar novas formas de fazer as coisas, enquanto que as hard-skills são asseguradas por aquele que é o núcleo da empresa: “Sou uma sortuda por puder contar com estas pessoas. Sei que se sentem comprometidas connosco e que estão motivadas para desempenhar as suas funções da melhor forma possível. Isto permite à empresa assegurar a entrega da melhor qualidade, know-how e de um serviço de excelência”, explica Carla Moreira.
“Contudo, o futuro é uma preocupação Ao longo dos anos, as camadas jovens têm-se afastado desta indústria, já que o ambiente fabril passou a ser visto como algo sujo e pouco gratificante”, explica Carla Moreira. “Felizmente, temos conseguido trazer pessoas jovens para a equipa”
E assim, a estratégia final: a empresa contrata estes funcionários atribuindo-lhes funções nas quais a experiência não é um requisito e assim oferece-lhes formação interna no posto de trabalho de forma a que possam adquirir o conhecimento necessário para trabalhar em funções mais específicas.
A escassez de recursos humanos é, contudo, um grande desafio desta indústria e não um problema exclusivo da Arfai. “É um problema transversal que deve ser discutido por todo o setor para que, em conjunto, possamos encontrar soluções” conclui.
POR DETRÁS DA ARFAI: ANTES E DEPOIS
Conheça agora algumas destas pessoas que constituem há vários anos a Arfai. Aqui, apenas algumas.
Cecília Bernardes. Trabalha na Arfai desde o primeiro dia e é atualmente responsável por gerir a secção de Acabamento. Ela sabe como ninguém como acabar uma peça de forma rápida e assegurando quase zero de quebras.
António Diogo, o modelador. Um dos pouco região e até no país, o Diogo juntou-se à equipa há cerca de 18 anos atrás e é, desde então, o artista que dá forma às ideias da equipa de Design e Desenvolvimento.
Gina Rodrigues, na Arfai desde o inicío. Gina é responsável pelo Departamento de Recursos Humanos, tendo assumido ao longo dos anos as funções de gestão do planeamento de produção.
Fernanda Roda, à esquerda. Juntou-se à equipa como Comercial também no início da atividade da empresa, quando o francês era a lígua de trabalho principal. Hoje, é responsável por multiplas funções administrativas, dando apoio direto ao departamento de contabilidade e à administração. António Marques, à direita é outro dos elementos da equipa fundadora. Ao longo destes 23 anos, passou por diversas secções e hoje, sendo um dos Diretores de Produção é o principal responsável pelo departamento de manutenção, embalagem e envio.
Por fim, Carla Moreira. Ela dispensa apresentações: é uma das fundadoras da Arfai e, desde 2010, a sócia-gerente única da empresa. She was one of the Arfai founders and is today the company’s sole Manager. Então com cerca de 20 anos de idade, Carla Moreira cresceu com a Arfai, tendo sido, ao longo destes 23 anos uma das poucas mulheres à frente de uma organização.