Devido aos últimos desenvolvimentos do novo Coronavírus, e em conformidade com as autoridades nacionais e plano de contingência interno, a Arfai está encerrada a todas as visitas externas, podendo apenas pessoal autorizado entrar nas instalações. Pelas mesmas razões, todo o pessoal da empresa que tenha possibilidade de trabalhar a partir de casa, está a trabalhar remotamente, mas inteiramente à disposição por email ou telefone.
Estas medidas específicas juntam-se às medidas preconizadas pela Direção Geral de Saúde que estão a ser reiteradas pela Arfai junto de todos os seus trabalhadores e trabalhadoras de forma a assegurar a segurança e proteção de todos e todas e o mantimento da atividade industrial.
“A produção encontra-se a trabalhar dentro da normalidade, estando cada pessoa individualmente a tomar todas as medidas que de prevenção possíveis, desinfetando as mãos sempre que saiam do seu posto de trabalho ou entrem ou saiam das instalações e mantendo o distanciamento social. Não temos casos de pessoas constipadas ou com qualquer tipo de sintoma associado ao vírus a trabalhar pois aconselhamos todas as pessoas nestas situações a ficar em casa; Já encaminhámos os colaboradores com menores de 12 anos para as suas residências, tratando do respetivo formulário disponível on-line. Estamos a trabalhar de portas fechadas desde a passada semana e não autorizamos a entrada de ninguém estranho ao serviço; A administração verificará todas as manhãs as condições em que se encontram os trabalhadores, o seu ânimo, a sua saúde e procurará inteirar-se da situação dos familiares de cada um de forma a tomar todas as medidas que forem necessárias em prole da saúde individual e coletiva; A administração já tem em casa quem possa efetuar teletrabalho e pretende aumentar o número de trabalhadores nestas circunstâncias; A administração estará atenta diariamente às alterações de medidas pois não pode, no presente momento, fechar as suas instalações sem uma decisão do governo ou do PR. As empresas só estão abrangidas pelo LAY-OFF se puderem comprovar que não têm abastecimento de matéria- prima ou se virem as suas encomendas ou o seu rendimento afetado em 40%. Ora, a Arfai não pode comprovar nenhuma das duas pelo que não se encontra em condições de encerrar portas mesmo que o desejasse.
Aguardamos medidas suplementares que protejam as empresas e o emprego com a maior brevidade possível, mas que sobretudo protejam a saúde de todos. Achamos que deve ser mantida a calma, acima de tudo”.CARLA MOREIRA, Sócia-Gerente da Arfai, a 16/03/2020
A Arfai agradece todos os esforços e cooperação e estará, como sempre, à disposição.