Sustentável_capa

Fornecimento Sustentável: Importa-se com a origem das suas cerâmicas?

“A sustentabilidade é um novo imperativo nos negócios” escreve a WGSN, autoridade mundial na previsão de tendências, num dos seus últimos relatórios. Sustentabilidade, purpose (“propósito”) e consciência: palavras de ordem no futuro dos negócios. Mundialmente, os consumidores estão conscientes do impacto que o consumo massificado tem no nosso planeta e querem parar o ciclo, preferindo marcas e produtos que assumem a sua responsabilidade ambiental e social.

Cada vez mais, antes de comprar um produto, os consumidores têm em consideração os seus parâmetros de sustentabilidade, estando inclusivamente dispostos a abrir a carteira quando os padrões ambientais ou sociais respeitados, diz a NIELSEN. Com a emergência da tendência “comprar menos, mas melhor”, os indivíduos querem saber de onde vêm os seus produtos, como e em que condições são feitos.

Para muitas marcas em todo o mundo, é aqui que o papel dos seus fornecedores se torna chave. Estando no início da cadeia de distribuição, o fornecedor é peça fundamental para definir o seu ciclo de vida e, por consequência, os seus parâmetros de sustentabilidade. Na Arfai, a nossa performance social e, mais recentemente, ambiental, são um importante eixo da nossa atuação enquanto empresa. Ora, se chegou o momento dos negócio abraçarem maior transparência, com a Arfai não há nada a esconder. Saiba porquê.

INDÚSTRIA MAIS VERDE: UM COMPROMISSO PARA COM O AMBIENTE

Em muitas indústrias, mais ainda numa indústria tradicional como aquela em que a Arfai se insere, são necessárias melhorias diversas para minimizar o impacto da atividade industrial no ambiente. O caminho a seguir é longo, mas na Arfai têm sido tomados passos significativos neste sentido.

INVESTIMENTO EM ENERGIA RENOVÁVEL

A Arfai instalou uma Unidade de Produção para Autoconsumo com recurso a tecnologia solar Fotovoltaica. Um total de 239 painéis fotovoltaicos que permitem à empresa produzir uma estimativa de cerca de 74.09 kWp por ano, quase metade do consumo anual médio da empresa. Tudo isto, tendo energia do sol como ponto de partida.

ETAR PRÓPRIA PARA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA CONSUMIDA

A fábrica é servida por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais que recolhe a água utilizada em produção, tratando-a e reintroduzindo-a no processo. Em média, cerca de 87% da água utilizada em produção advém deste processo de reutilização. Com a escassez de água a tornar-se cada vez mais um problema mundial, é fundamental que sejam tomadas medidas quanto ao seu aproveitamento.

PROCEDIMENTO DE GESTÃO DE RESÍDUOS PARA REDUZIR DESPERDÍCIO

A Arfai contrata empresas acreditadas para a gestão de resíduos industriais. O plástico, cartão e o ferro são levados a uma empresa externa que trata do seu devido encaminhamento, enquanto que materiais como a cerâmica e o gesso, que não podem ser reintroduzidos no processo (já que uma boa parte da pasta pode ser reintroduzida antes da primeira cozedura) são recolhidos por uma empresa acreditada, que dá depois seguimento ao seu tratamento para reutilização no âmbito de outra indústria.

ESCOLHA DE MATÉRIAS-PRIMAS/FORNECEDORES LOCAIS

A Arfai está localizada em Alcobaça, uma região ligada às artes da cerâmica desde o século XIX (pelo menos). Primeiro com pequenas oficinas principalmente artesanais, depois com fábricas de maior dimensão que produzem cerâmica em grande escala, exportando-as mundialmente. Seja pelo seu contexto histórico, seja devido à abundância das matérias primas na região, a verdade é que existe um cluster na região. Graças a ele, a Arfai está bem servida de fornecedores, conseguindo adquirir uma boa parte das suas matérias-primas a nível local. Algo que é bom para o nosso negócio, minimizando potenciais riscos de fornecimento e custos logísticos, mas que é também bom para o nosso planeta já que elimina uma série de processos com custos para o meio ambiente.

CARTÃO COM CERTIFICAÇÃO FSC

Sempre que os nosso clientes requerem que o tratamento da embalagem seja feito por nós, privilegiamos fornecedores que assegurem cujo papel/cartão utilizado nas embalagens detêm certificação FSC.

MATÉRIA-PRIMA PRINCIPAL: É BARRO!

Por último, mas não menos importante, a nossa matéria-prima principal. Extraída da terra, o barro é um recurso natural e abundante. O seu processo de extração é simples e uma vez acabado pode durar séculos. É verdade: a nossa indústria não é verde. Por exemplo, são usados combustíveis fósseis, nomeadamente o gás, para a cozedura nos fornos. Mas partimos de um recurso que é natural e, finalizado, pode ter grande durabilidade.

ÉTICA: UM COMPROMISSO PARA COM AS PESSOAS

Lado a lado com as questões da sustentabilidade, a consciência ética e social, uma bandeira da nossa atividade enquanto empresa ao longo da última década. Com o trabalho manual a representar 60% do custo de uma peça, na Arfai, os nossos recursos humanos são o nosso bem mais valioso. Sendo a nossa indústria, uma indústria que tem por base a artesania manual, não poderíamos agir de forma diferente.

IGUALDADE E INCLUSÃO

Em 2005, a Arfai foi distinguida com o Prémio de Mérito, atribuído pelo IEFP, por ocasião da integração de trabalhadores portadores de deficiência. A promoção da inclusão e igualdade no local de trabalho é um compromisso assumido pola Arfai desde então. Não só dois dos três jovens portadores de deficiência admitidos estão ainda na empresa, como novos trabalhadores nas mesmas condições foram sendo admitidos desde então. Esta é uma dinâmica que resulta de uma cooperação estabelecida com o CEERIA, instituição local que trabalha no apoio a pessoas com deficiências ou incapacidades.

AUDITORIA DE COMÉRCIO ÉTICO

Em 2016, 2017, 2018 e 2019 a Arfai foi auditada no âmbito da SMETA, uma Auditoria de Comércio Ético dos membros SEDEX, registando na última avaliação 0 não-conformidades. Esta auditoria atesta o valor ético da empresa e as suas boas práticas neste sentido, documentadas nas Políticas Sociais da ArfaiCurioso por conhecer algumas das caras por de traz das nossas cerâmicas?

O MOMENTO É DE TRANSPARÊNCIA!

Sustentabilidade, ética, consciência. Por outras palavras, isto significa que é altura de o seu negócio ser transparente.  Se aceitar fazê-lo, conte com a Arfai. Somos um fornecedor de confiança e como tal entendemos o nosso papel e compreendemos os requisitos que recaem sobre nós. Não há nada a esconder: Siga a nossa atividade através da social web, Instagram ou Facebook e acompanhe as novidades.