Escrever sobre os 25 anos da Arfai é referir-me a mais de metade da minha vida, mais concretamente, ao ano de 1991 quando vim pela primeira vez a Alcobaça e fiquei apaixonada pela terra que me adota desde esse ano.
Falar de Alcobaça é falar de cerâmica e nesse tempo, em cada esquina havia uma fábrica, em cada rua uma garagem que produzia cerâmica pintada à mão, todas as pessoas tinham um parente ligado a esta atividade e respirava-se cerâmica neste lugar.
Parece-me oportuno fazer este enquadramento pois a Arfai nasceu neste cenário, em que tudo se vendia, independentemente da forma, cor, qualidade ou embalagem.
Os anos 80 foram uma era de ouro para as mais de 250 fábricas que existiam nesta região e não fora a concorrência local e chinesa desmedida e a mudança do gosto de mercado de pintura manual para vidrados e ainda hoje cá estariam todas de boa saúde.
A Arfai já surgiu no final deste contexto de ouro e 5 anos depois da sua constituição, viu-se obrigada a introduzir o design na sua produção e a mudar das tradicionais pinturas manuais para os vidrados apelativos que então começaram a surgir no mercado.
Havia que fazer diferente, inovar, pensar em novas técnicas, novas formas de aplicação de vidros e decorações.
Esta foi a nossa grande revolução interna e graças a ela, passamos a considerar a inovação como aquela área da empresa que tem de estar em permanente mudança e que tem de estar presente em todas as nossas decisões.
Os primeiros 15 anos da Arfai foram dedicados à consolidação da qualidade e do design para posteriormente podermos dedicar os últimos 10 anos ao serviço, ao marketing e à equipa extraordinária que temos.
Assim, temos procurado estar sempre atentos à evolução do mercado, conscientes de que em algumas áreas temos estado à frente do caminho liderando e noutras ocasiões, seguindo o mercado e aquilo que nos pede, dando sempre o papel principal aos nossos trabalhadores, fazendo parte da nossa missão enquanto empresa, a responsabilidade social e ética para com eles e para com a nossa comunidade.
Sou grata a todos sem exceção, aos nossos estimados clientes, aos fornecedores, à nossa equipa sem a qual nada seria possível, aos amigos, aos que de alguma forma nos aconselharam bem na hora certa e nos acompanharam ao longo do caminho. Todos fizeram a diferença e todos foram importantes.
É graças a todas estas pessoas que podemos festejar este ano, 25 anos de existência Arfai, com muito orgulho e humildade por termos chegado até aqui.
Duas palavras para descrever o meu sentimento ao dia de hoje: Orgulho e Gratidão.
Venham mais 25 anos com os desafios vindouros e que sejamos capazes sobretudo de mudar, adaptar e flexibilizar, sempre que a mudança esteja no horizonte, sendo no meu entender, fatores chave de sucesso para qualquer organização.
Carla Moreira