capa

Cerâmicas decorativas: As cores tendência da estação

Lançada na última edição da Feira Ambiente, a Coleção da Arfai para 2019-2020 divulgou aquelas que são as principais tendências nos acessórios decorativos para o lar. As formas, os acabamentos e as combinações de cor que vão estar em destaque nas próximas estações, podem todos ser encontrados em “Hide&Seek”, uma coleção que é simultaneamente discreta e arrojada, minimalista e maximalista.

Aqui, e em todas as outras coleções apresentadas em anos anteriores, a forma é, sem dúvida, um fator chave quando o tema são novidades. Uma jarra de linhas direitas, um t-light de forma arredondada ou um prato oval e texturado – as características formais de uma peça são determinantes num produto. É um facto. Mas o que pode ter ainda mais força e influência do que a forma de uma peça? A COR! A cor assume o derradeiro papel na definição de um espaço, de um outfit e de uma peça de design, mais ainda quando se trata de uma peça para uso decorativo, como o são as nossas cerâmicas. A cor certa pode fazer de uma peça um produto trendy ou diferenciador, enquanto que a escolha errada pode, por outro lado, arruiná-la. Escolher um esquema de cor adequado é, por isso, o primeiro passo, seja a nível profissional, para construir uma oferta de valor para o mercado, seja no âmbito pessoal, para decorar a sua casa ou escritório da melhor forma.

É ‘INSTAGRAMMABLE’? SELECIONAR AS COMBINAÇÕES DE COR MAIS ACERTADAS

A sociedade está efetivamente mais visual que nunca. Indivíduos dos mais variados contextos vivem entre ecrãs: é neles e através deles que comunicam, que lêem e se informam; é com eles que acompanham as redes sociais e que partilham imagens da sua vida pessoal. O imaginário visual está mais forte do que nunca e sendo a cor um elemento visual por excelência, assume um papel de protagonista nos dias de hoje. 

A nível profissional, para quem trabalha em design de moda ou de interiores, selecionar as cores que combinam com os imaginários visuais em voga é  meio caminho feito para o sucesso. Igualmente, a nível pessoal, se o objetivo é renovar os seus ambientes ou decorar um espaço do zero, escolher o padrão de cores certo é quase garantia total de um bom resultado.

Na Arfai, enquanto fabricantes, estando quase no início da cadeia de distribuição de um produto, temos a responsabilidade de ter este trabalho de curadoria feito. E é, por isso, que reunimos aqui os esquemas de cores a não perder nesta estação.

Natureza Nua e Crua

1. Natureza ‘Nua e Crua’

Verdes pálidos e desbotados, brancos sujos e cremes matizados. Uma combinação de tonalidades cruas, simples e honestas, em que cada uma das cores parece ser selecionada diretamente da paisagem, sem filtros. Na cerâmica, este esquema de cores é idealmente trabalhado através de técnicas que carregam um toque artesanal e algo natural – sejam técnicas de decoração manual, sejam vidrados reativos ou texturados.

Novo Neutro

2. Cores Terra: o Novo Neutro

Tomando o lugar da tendência escandinava “tudo-cinza” das últimas estações, cores como o areia, o ocre e o terracota estão a crescer em popularidade. Um esquema de cores terra que mistura tons neutros com apontamentos de cor mais intensa e contrastante. Na cerâmica, esta combinação é idealmente obtida através de vidrados texturados e reativos.

Floresta Viva

3. Floresta Viva

Enquanto o primeiro esquema de cor reúne tonalidades escolhidas a partir de uma paisagem despida, livre de tons saturados ou pigmentados, esta convida-nos a mergulhar na floresta viva. Tons de verde intenso, lado a lado com cores vibrantes como laranja tijolo ou o terracota – irresistível.

Da Lavanda à… Ameixa!

4. Da Lavanda à… Ameixa!

Alguma vez imaginaria ser possível combinar vermelho com lilás? Bem, sim. Esta é uma combinação surpreendente que junta tonalidades de vermelho/bordeaux com uma mistura de tons ameixa, lilás acinzentado ou lavanda. Uma combinação que não é para toda a gente, mas que na cerâmica assenta deliciosamente criando conjuntos distintos e requintados. Esta combinação é idealmente conseguida através de vidrados brilhantes e acetinados. 

Azul esverdeado

5. Azul esverdeado? Não, “Teal”

Cores ricas e intensas que misturam o tão próprio “teal” (um azul esverdeado), com cores corposas como os tons marron ou cereja e detalhes de amarelo mostarda ou ouro. Na cerâmica, esta é uma combinação ideal para peças de formas sinuosas ou com padrões geométricos, já que com um acabamento brilhante, permitem dar destaque à forma da peça.

azul

6. Azul Rejuvenescedor

Uma combinação de azuis que é simples, fresca e rejuvenescedora. Na cerâmica, além de utilizada através de vidrados simples e regulares, esta combinação pode ser conseguida com jogos de vidrados especiais ou lustrinas – opções de decoração que ‘aquecem’ este esquema de cores frio.