À medida que nos aproximamos do lançamento da nova coleção, aumenta a curiosidade e a expetativa sobre as novidades em desenvolvimento há já vários meses. Depois da Coleção BETWEEN, em 2018, e de EXPERIENCING, em 2017, o que podemos então esperar para as próximas estações?
“Saber o que querem as casas do futuro é a questão que serviu de ponto de partida para o nosso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Tendo como alvo um público profissional e especializado, temos a missão, enquanto fabricantes e fornecedores, de nos manter à frente: por isso, visitamos feiras, consultamos revistas, estivemos atentos aos principais trendsetters, pesquisamos e analisamos as fontes mais certeiras para finalmente descobrir como as principais tendências evoluíram ao longo da última temporada e quais os acessórios decorativos que vão efetivamente adequar-se às próximas estações” – explica Tânia Gonçalves, Senior Designer da Arfai.
O COMPORTAMENTO: CONSUMO “MINDFULL”
Os efeitos negativos do consumismo em massa são claros como água e o consumidor “do futuro” está preocupado em mudar o fluxo, fazer “reset” e assumir a sua responsabilidade enquanto agente de mudança. Esta atitude influencia a forma como escolhe os produtos que compra: é um consumidor consciente acerca da origem do produto, que evita o que é desnecessário e procura sobretudo o que é essencial. Na decoração de interiores, o foco está então em recusar o que é descartável, escolhendo produtos com essência e significado que expressem o meu eu e a minha identidade.
. Da Arfai, pode esperar designs com significado, produtos desenhados com paixão e que, como tal, contam uma história – um história que pode ser a sua/do seu cliente.
A NARRATIVA: NOSTALGIA, NOSTALGIA…
A experiência diz-nos que as tendências atuais não são mais do que uma maturação das passadas. Em BETWEEN, exploramos a dicotomia passado versus futuro para chegar a um contexto “casa da avó”: numa ideia de casa como refúgio do futuro desconhecido que assenta nas memórias confortáveis do passado. Esta NOSTALGIA continua de alguma forma presente mas evolui: em 2019, teremos um revival dos anos 70.
. Espere ousadia, indulgência, geometria e alguma da opulência aos estilo dos anos 70.
E AINDA: CRU, HONESTO, SIMPLES, DESPIDO
A presença do elemento natural é inegável e impossível de evitar, tanto nos interiores, como na moda ou no lifestyle em geral. Aqui, a narrativa não é nova: desconetar do mundo altamente estimulado e sempre ligado em que vivemos, abraçando a simplicidade e honestidade da natureza. O que há de novo?
. Espere maior crueza. Os consumidores querem estar ainda mais próximos da natureza no seu estado mais despido: falamos em tons esbatidos, texturas arenosas, e muita inspiração na paisagem, em geral.
E FORMA? UMA MÃO CHEIA DE NOVIDADES
A narrativa em torno das próximas estações levou-nos a criar uma série de novas formas: a equipa de Design da Arfai apresentará 10 novas linhas, num total de mais de 30 novas peças que irão certamente reformular a biblioteca de produtos da Arfai. “Habitualmente, recreamos linhas já existentes aplicando-lhes novos acabamentos e decorações. Na maioria das vezes, esta nova roupagem confere uma nova vida a peças já existentes e um carimbo de “novo design”. Desta vez, isto não foi possível. Precisamos de criar novas formas que pudessem vestir (e suportar) a força das novidades que a nova coleção vai trazer”.
A nova coleção da Arfai será apresentada em Frankfurt, durante a Feira Ambiente, entre 8 e 12 de fevereiro. Contacte-nos para marcar a sua visita ou solicitar a sua entrada gratuita.