capa

Por que é que a pintura manual não está fora de moda

Quando pensa em cerâmicas pintadas à mão, pensa provavelmente em algo antigo, tradicional, algo que não escolheria para renovar a decoração de sua casa.

Motivos florais ou padrões frutados pintados à mão, usando combinações de cor kitsch e finalizados com acabamentos brilhantes. Esta foi, durante vários anos, a receita da fabricação de cerâmicas decorativas e graças à qual a própria Arfai exportou milhares e milhares de peças durante os anos de fundação. Nos dias de hoje, após um largo período em que a pintura manual simplesmente desapareceu, sendo substituída por acabamentos de vidrados diversos, esta técnica está de volta, mas claro, de forma renovada.

O VALOR ACRESCENTADO DA PRODUÇÃO MANUAL

Com a produção em massa a perder protagonismo, assistimos a um retorno ao que é artesanal: cada vez mais, os consumidores atribuem valor a técnicas de produção tradicionais e artesanais, reconhecendo a arte e o talento de quem está por de trás destes processos, como o caso da pintura manual.

Trata-se de um retorno que não é, naturalmente, “cego”. As decorações ilustradas e algo naïve do passado são substituídas por formas mais criativas de usar o pincel: desde técnicas de pintura abstrata, onde a pincelada é protagonista, a decorações onde o toque final da mão do artesão faz toda a diferença no resultado final.

Para última coleção da Arfai, foram várias as linhas apresentadas. Se não, veja:

Técnica c/ Pincel Largo:

Tom sobre tom, pintura a pincel:

Pincel Largo

Risca dourada pintada à mão, técnica de pintura a frio:

Pintura manual, efeito onda:

Tem seu próprio projeto? A Arfai tem atualmente 10 pintores experientes internamente, com experiência, know-how e talento para fazer quase qualquer decoração usando apenas as mãos, cores e pincéis. Contacte-nos para saber mais.