Jornadas da Cerâmica

Arfai debate internacionalização nas Jornadas da Cerâmica

Jornadas da Cerâmica

Arfai foi uma das intervenientes do primeiro dia das Jornadas Técnicas da Cerâmica 2017, que decorreu ontem em Coimbra, onde foi convidada a debater o tema “Internacionalização”: Desafios e Condicionalismos”.

Num painel moderado por Alexandre Campos, CEO da COMPETINOV, que contextualizou a temática enquadrando-a num contexto empresarial caracterizado segundo o paradigma VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade), e composto por Luís Castro Henriques, Presidente do Conselho de Administração da AICEPMarco Mussini, Presidente do Conselho Administração Gres Panaria Portugal e Gonçalo Lobo Xavier, Board Advisor da Direcção da AIMMAPCarla Moreira, falou em nome da Arfai e das empresas do setor.

Partilhando duas décadas de experiência numa empresa que regista um volume de exportação na ordem dos 98%, a CEO da Arfai procurou identificar os principais fatores de competitividade do subsetor e de que forma evoluíram ao longo deste período.

“Passamos de um Made in Portugal que era omitido pelos nossos clientes, a um Made in Portugal que é hoje utilizado e promovido por eles como argumento de venda” referiu Carla Moreira, finalizando uma intervenção considerada “inspiradora” para a audiência.

Jornadas da Cerâmica

O evento, que decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foi organizado pelo CTCV em parceria com a APICER – Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica, e procurou debater o futuro do setor cerâmico em Portugal. O setor cerâmico superou, segundos dados desta Associação, “os mil milhões de euros em volume de negócios em 2016”, e é responsável por empregar, segundo dados de 2014, mais 15.900 trabalhadores.